Publicado em 30/03/2020 - 14:27 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Coronavírus: Prefeitura lança o “Disk Aglomeração” para fiscalizar concentrações de pessoas no comércio essencial e áreas públicas
Cartaz do Disk Aglomeração que as lojas terão que divulgar - Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 30, o “Disk Aglomeração” dentro das ações contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o serviço funciona por meio da central 1746 para atendimento de denúncias ligadas a aglomerações em estabelecimentos essenciais e pontos públicos, como praças, áreas de lazer, estações de ônibus, entre outros. Os chamados são repassados às equipes da Guarda Municipal que atuam de prontidão na base do Riocentro, onde funcionam as principais frentes do gabinete de crise da Prefeitura para o combate da doença. A atuação também contará com apoio da Polícia Militar.

O gabinete de crise está trabalhando 24h por dia, monitorando todos os números e ações em tempo real. Mas precisamos muito do apoio da população, por isso criamos o ‘Disk Aglomeração’. Assim, o cidadão que verificar grande concentração de pessoas pode ligar para o 1746. A informação chega imediatamente até a gente. Aí destacamos um grupamento até o local. Por exemplo, para verificar se os serviços essenciais, como supermercado, loja de material de construção estão funcionando sem aglomerações. Agradeço ainda a parceria com o Governo do Estado por integrar policiais militares ao projeto”, ressalta o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, que afirmou que os estabelecimentos que desrespeitarem a norma poderão ser punidos.

Placas – As ações das equipes visam fiscalizar reuniões (sem aparente justificativa) de dez pessoas ou mais sem a observância de um metro e meio de distância entre elas. Este e outros detalhes do serviço constam do Decreto 47.328, publicado no D.O. desta segunda. Entre eles, a determinação aos estabelecimentos considerados essenciais para a instalação de avisos informativos (placas ou cópias em papel) destacando o Disque 1746 em pontos de fácil visibilidade da loja. Os proprietários têm prazo de cinco dias úteis (até a próxima sexta-feira, 3 de abril) para afixar os avisos.

• 30 de março de 2020