Delegação da China visita o Rio e aprende sobre política ambiental da cidade

Publicado em 13/11/2019 - 16:32 | Atualizado
Na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, chineses conhecem projetos da pasta e aprendem sobre política ambiental da cidade. Foto: Hermes de Paula / Prefeitura do RioNa sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, chineses conhecem projetos da pasta e aprendem sobre política ambiental da cidade. Foto: Hermes de Paula / Prefeitura do Rio

O secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Egas, recebeu nesta quarta-feira (13/11), na sede da Secretaria, delegação chinesa formada por 17 membros do Oitavo Departamento Procuratorial da Suprema Procuradoria Popular da China. A delegação é integrada por promotores de Justiça de diferentes Províncias chinesas que vieram ao Brasil para, além de trocar experiências com instituições jurídicas brasileiras, conhecer aspectos de nossa legislação ambiental, bem como a estrutura da Secretaria e suas principais atribuições na gestão sustentável do Município, tais como a política de licenciamento, o controle e proteção atualmente vigentes e as relações com a legislação nacional,

Durante a apresentação aos visitantes, os subsecretários e gestores das áreas da SMAC fizeram uma exposição das ações da secretaria.

– É sempre um ótimo intercâmbio compartilhar nossas tecnologias com outros países, principalmente, com uma nação da dimensão da China, resumiu o secretário Bernardo Egas.

A comitiva veio por meio da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil e China (CHIBRAIEC). Fundada em 2000, com sedes em São Paulo e Pequim, é uma entidade civil sem fins lucrativos, cujo trabalho tem como principal objetivo estreitar as distâncias linguísticas, geográficas e culturais entre as diversas regiões do Brasil e da China.

Relações mais próximas entre Brasil e China

Desde sua fundação, a CHIBRAIEC tem sido uma ativa mola propulsora do desenvolvimento da cooperação sino-brasileira. Contando com o apoio da comunidade empresarial e dos meios diplomáticos, a associação realiza eventos com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países.

– Nossas prioridades são conhecer projetos e programas bem-sucedidos das unidades de conservação e dos recursos hídricos, bem como aproveitar a oportunidade da visita para criar possibilidades de intercâmbio técnico entre as cidades – justificou Paulo Henrique de Miranda, secretário de Assuntos Internacionais da Associação.

As principais funções da CHIBRAIEC são orientar e informar empresas brasileiras e chinesas sobre como fazer negócios entre Brasil e China, direcionar os empreendedores sobre a legislação e regulamentos vigentes nos dois países, receber missões chinesas, promover seminários e feiras com o objetivo da mútua cooperação.

• 13 de novembro de 2019