Guarda Municipal se prepara para fiscalizar patinetes elétricas no Rio

Publicado em 29/08/2019 - 09:40 | Atualizado em 29/08/2019 - 09:47
Guarda Municipal está se preparando para fiscalizar o uso das patinetes elétricas no Rio. Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal do Rio está intensificando ações visando o uso correto de patinetes elétricas no município. Nesta quarta-feira, agentes da corporação deram palestra sobre legislação e regulamentação relativos aos equipamentos para 30 guardas municipais que atuarão na fiscalização da atividade. A aula foi realizada na Academia de Ensino, em São Cristóvão. A primeira turma contou com parte do efetivo que trabalha em áreas do Centro e da Zona Sul, onde hoje são disponibilizados a maioria desse tipo de veículo compartilhado.
A instituição se prepara para implementar o serviço de fiscalização e conclui, nos próximos dias, o planejamento de curso específico com aulas práticas e teóricas, visando capacitar cerca de 400 guardas em novos procedimentos operacionais e administrativos, que serão essenciais para a fiscalização, conforme o Decreto Municipal nº 46.181, de 2 de julho de 2019, e a resolução conjunta da Secretaria Municipal de Transportes/Secretaria Municipal de Fazenda/Secretaria Municipal de Ordem Pública, que disciplina e regulamenta a fiscalização, com penalidade de multa sobre as regras do setor. O treinamento prevê situações emergenciais, como nos casos de desobediência e de desacato ao servidor.

– A Guarda Municipal tem grande expertise na fiscalização de diversas regras e normas, como no caso das infrações de trânsito e de evasão de passagem do BRT e do VLT. Por isso mesmo, cada vez que recebemos uma nova atribuição, buscamos sempre preparar e capacitar o nosso efetivo com o maior número de informações sobre a legislação, para que possam desempenhar com segurança suas atribuições nas ruas e também para a defesa dos cidadãos – destaca a inspetora geral Tatiana Mendes.

Caberá à Guarda Municipal coibir a circulação das patinetes elétricas em locais proibidos e na velocidade acima da permitida, a circulação de menores de 18 anos ou transportando passageiros ou cargas, e também equipamentos estacionados ou abandonados fora das áreas permitidas. O valor das infrações varia de R$ 100,00 a R$ 200,00, dependendo do tipo de irregularidade flagrada pelo guarda.

Ação Educativa

No domingo, guardas de trânsito distribuíram folhetos com dicas de segurança e informações sobre as regras para a correta utilização das patinetes elétricas, previstas pela legislação vigente. A ação educativa da Subdiretoria Técnica de Trânsito será realizada sempre aos domingos, para conscientizar patinadores nas áreas de lazer dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, além do Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade.

Saiba mais:

• 29 de agosto de 2019