Prefeitura do Rio distribui mais 4.500 cartões Cesta Básica para alunos da rede municipal

Publicado em 15/04/2020 - 19:47 | Atualizado
Cartão que está sendo distribuído pela Secretaria Municipal de Educação. Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou nesta quarta-feira (15/04) a entrega de mais 4.500 cartões Cesta Básica para famílias de alunos da  rede municipal de ensino residentes na Cidade de Deus e Gardênia Azul. A entrega nesta região de Jacarepaguá será concluída pela Secretaria Municipal de Educação  (SME) até sexta-feira (17/04) e feita de forma escalonada, para que não haja aglomeração. As famílias são convocadas pela SME a comparecer às unidades escolares e retirar o cartão; para isso, basta apresentar documento com foto.

No último domingo, foi iniciada a entrega de 1.600 cartões Cesta Básica a famílias de alunos que estudam na região de Santa Cruz e Pavuna. Ou seja, até o momento, 6.100 cartões já foram destinados para familiares de alunos. Ao longo do mês de abril, serão beneficiadas cerca de 140 mil famílias cadastradas nos programas sociais Bolsa Família e Cartão Família Carioca – atendidas prioritariamente por estarem em situação de maior vulnerabilidade social.

É fundamental que todos aguardem a convocação da SME para comparecerem às unidades escolares para retirada do cartão de maneira planejada, de forma que não ocorram aglomerações. Os cartões são entregues carregados com o valor de R$ 100 para aquisição de gêneros alimentícios. E poderão ser recarregados caso haja prorrogação do período de suspensão das aulas.

Para as famílias de alunos da rede municipal de ensino que não foram contempladas neste primeiro momento, que prioriza os cadastrados em programas sociais, a SME lançou em suas redes sociais e em seu site o link https://cartao-alimentacao.apps.rio.gov.br para que outros responsáveis de estudantes possam se inscrever e solicitar o Cartão Cesta Básica.