Publicado em 16/03/2019 - 19:54 | Atualizado em 18/03/2019 - 11:53
  • Início/
  • /
  • Mais 223 crianças são matriculadas em creche durante mutirão da SME com a Defensoria Pública neste sábado

Com a garantia da vaga em mãos, Maria Aparecida Pereira saiu feliz da vida do mutirão de matrícula em creches, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e a Defensoria Pública do Estado do Rio. Foram 223 crianças matriculadas por meio da ação que aconteceu neste sábado, 16/3, no edifício Menezes Cortês, no Centro.

A mãe de Sofia Maria Pereira, de 2 anos, agora está mais tranquila porque sua filha vai estudar na Creche Municipal Sempre Vida Palmeirinha, em Marechal Hermes.

“Agora minha filha vai iniciar a vida escolar e dar os primeiros passos na realização dos sonhos dela. Foi bom ter vindo ao mutirão. Os funcionários da Prefeitura foram muito cuidadosos com a gente que passa confiança no atendimento que a minha filha vai receber também na creche dela”.

Andreza Gomes de Sousa saiu do mutirão com um sorriso no rosto. O seu filho, Pietro Gomes de Sousa, de 3 anos, vai gastar toda sua energia com as professoras da Creche Municipal Engenho da Rainha, em Tomás Coelho, bem próximo à sua casa.

“Eu estou muito feliz porque ele vai ser atendido por profissionais qualificados e vai ter a chance de ocupar o tempo dele de forma saudável, com merenda boa e uma educação de qualidade. Além disso, eu fico tranquila porque, enquanto eu trabalho, ele está em um local de confiança”, disse a mãe.

Já Ana Carolina Sousa acredita que o pequeno Pedro Luca de Sousa, de 2 anos, mal pode esperar para começar a estudar na Creche Municipal Aldeia dos Curumins, no Centro.

“O mutirão facilitou o atendimento e em menos de 30 minutos saí daqui com a vaga do meu filho garantida. Agora vai ser muito bom para o Pedro ficar num ambiente seguro e com atividades para ele se desenvolver, fazer amigos, brincar e aprender muito”, comemorou a mãe.

MAIS VAGAS

A partir do início do ano letivo, ocorrido no dia 11/2, novas vagas foram disponibilizadas, pois muitos pais registraram seus filhos em mais de uma creche inicialmente. Desta forma, houve a liberação de vagas que se encontravam bloqueadas no período de matrícula.

No primeiro mutirão realizado em parceria com a Defensoria Pública, no dia 16/2, também em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Educação matriculou 165 crianças. No dia 23/2, o mutirão foi realizado em Jacarepaguá e 260 alunos foram matriculados. Já no dia 9/03, foram matriculadas 235 crianças no mutirão em Campo Grande.

Com o de hoje, são mais 883 vagas oferecidas para a população nos quatro mutirões.

“Também publicamos um edital oferecendo mais 6.000 vagas de creches conveniadas. Os atendimentos serão oferecidos após os trâmites burocráticos”, explica a secretária municipal de Educação, Talma Suane.

A crise econômica é outro motivo que fez com que muitas famílias migrassem da rede particular para a rede municipal de ensino. O último mutirão acontece no próximo dia 23 de março. Os atendimentos agendados com a Defensoria começam a partir das 8h, no Fórum Regional de Jacarepaguá, localizado na Rua Professora Francisca Piragibe, 80, Taquara.

• 16 de março de 2019