Escolas da Prefeitura do Rio participam de Encontro Nacional da UNESCO, em Ouro Preto

Publicado em 13/09/2019 - 12:39 | Atualizado
  • Início/
  • /

Para debater os rumos da educação no país e compartilhar experiências pedagógicas singulares que estão impactando as escolas brasileiras, 13 unidades de ensino da rede municipal do Rio participaram nesta semana, em Ouro Preto (MG), do Encontro Nacional da Rede de Escolas Associadas da Unesco – Rede PEA. No total, 800 profissionais da educação de todas as regiões brasileiras estiveram no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizada na cidade mineira que é roteiro místico e religioso, de tradições coloniais e africanas. A Secretaria Municipal de Educação do Rio custeou a ida de representantes das seguintes unidades credenciadas para o encontro: Escolas Municipais Orsina da Fonseca, Epitácio Pessoa, André Urani, Professor Afonso Várzea, Chile, Rodrigues Alves, Frei Orlando, Von Martius, Anísio Teixeira, Holanda; e os Cieps Presidente Agostinho Neto, Doutor Adelino da Palma Carlos e João Batista dos Santos.

A educação indígena, a formação de professores na perspectiva da Agenda 2030, a cidadania global e a celebração da diversidade, o trabalho em tempos de inovação e a educação criativa foram alguns dos temas do encontro da PEA-Unesco. As unidades escolares, que já são associadas à Unesco, elaboraram, neste ano, um projeto pedagógico relacionado às temáticas e que foi aplicado na rotina escolar. As direções inscreveram os trabalhos no congresso e agora vão levar às respectivas escolas uma série de práticas de professores de todo o país que poderão ser replicadas em suas realidades.

Para o diretor da Escola Municipal Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, o professor Alexandre Magno Mello, a ida para Ouro Preto proporciona a valorização do trabalho do educador e tem o potencial de ampliar os horizontes dos professores e alunos.

— Foi muito importante esta iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de nos proporcionar a participação no congresso em Ouro Preto. Na minha escola, entendemos que se cada um se dedicar e buscar a formação podemos, juntos, melhorar a realidade dos nossos alunos e garantir que eles sejam o que quiserem – enfatiza o diretor Alexandre Magno Mello.

• 13 de setembro de 2019