Programa Cuidar da Cidade chega ao Rio Comprido, numa região com 25 mil moradores

Publicado em 06/01/2020 - 10:37 | Atualizado em 06/01/2020 - 13:18
A revitalização da Praça Condessa Paulo de Frontin era uma das reivindicações dos moradores do Rio Comprido. Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu início nesta segunda-feira, 6 de janeiro, às ações do Cuidar da Cidade no Rio Comprido, na Zona Norte da cidade. O programa de zeladoria fará atendimentos com base em aproximadamente 70 chamados registrados por moradores à Central 1746, e outros que surgirem nos próximos dias. Nesta 48ª edição do mutirão de órgãos e secretarias municipais, a maioria das demandas está relacionada a poda de árvores, drenagem, iluminação e pavimentação. O programa também inclui serviços como combate a vetores, limpeza, iluminação pública e mobiliário urbano. As ações serão desencadeadas em vias localizadas nas imediações da Praça Condessa Paulo de Frontin, numa região onde vivem cerca de 25 mil pessoas.

– Hoje amanhecemos neste bairro muito tradicional, que é o Rio Comprido. Estamos fazendo diversas ações para melhorar esta praça e em ruas de todo o entorno, como a troca de lâmpadas queimadas, ordenamento de fiações, poda de árvores e até este chafariz (no centro da praça), que não funcionava há muito tempo, agora voltou a funcionar. Vamos também cuidar dos aparelhos da Academia da Terceira Idade (ATI). É a Prefeitura cuidando da nossa cidade – afirmou Crivella.

O fisioterapeuta Marcos Gonçalves, de 44 anos, voltou a frequentar a Praça Condessa Paulo de Frontin: “Está ficando mais limpa e bem cuidada”. Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

O prefeito aproveitou para visitar também o Centro Municipal de Saúde Salles Neto, onde conversou com funcionários e pacientes.

– Não tenho nada a reclamar. Há cinco anos tenho ótimo atendimento neste posto de saúde avançado, onde sempre peguei cinco tipos de medicamentos diferentes para tratar de hipertensão – elogiou a professora Nelma Garcia Bispo, de 69 anos.

Avenida Paulo de Frontin tem esquema especial de trânsito para obra de saneamento

O fisioterapeuta Marcos Gonçalves, de 44 anos, que mora na região, voltou a passear com o filho Gael, de 4 meses, na Praça Condessa Paulo de Frontin.

– Estão dando uma limpeza geral. Fiquei satisfeito. Agora, sim, dá para voltar a frequentar aqui com a família. Os brinquedos estão sendo consertados e pintados, assim como os bancos – ressaltou Marcos, enquanto observava funcionários da Prefeitura restaurando bancos, brinquedos, papeleiras e outros equipamentos públicos.

Nelma Garcia Bispo, 69, elogiou a visita surpresa de Crivella ao Centro Municipal de Saúde Salles. “Nada a reclamar. Sou atendida aqui há cinco anos”/ Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro de 2019, diversas áreas em dezenas de bairros já foram beneficiadas por mais de 30 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

Brinquedos da praça começaram a ser recuperados, assim como bancos e outros equipamentos públicos da região. Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

O programa Cuidar da Cidade já passou pelas seguintes regiões:

ZONA NORTE:

– Tijuca/Praça Afonso Pena