Comlurb transforma ambiente degradado em área de lazer em Rocha Miranda

Publicado em 03/06/2019 - 15:26 | Atualizado em 04/06/2019 - 15:44
Crianças brincam no espaço de lazer revigorado pela Comlurb em Rocha Miranda. Foto: divulgação / ComlurbCrianças brincam no espaço de lazer revigorado pela Comlurb em Rocha Miranda. Foto: divulgação / Comlurb

A Comlurb transformou uma área na comunidade Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, Zona Norte. Onde antes havia degradação agora existe um espaço totalmente revitalizado pelo Rio Novo Olhar. O programa é coordenado pela Companhia e reúne órgãos da Prefeitura, junto com a inciativa privada, na recuperação de espaços públicos.

O local, que era ponto crítico de descarte irregular de lixo, passou por limpeza e recebeu serviços de capina, roçada e retirada de entulho. A área ganhou um espaço para convivência com jogos feitos com pinturas, biblioteca, puffs de pneus, bancos e mesas de madeira, feitos com reaproveitamento de troncos do serviço de poda. A entrega foi no sábado, dia 1º de junho.

– As parcerias do Rio Novo Olhar com a iniciativa privada são essenciais para viabilizar os projetos de revitalização dessas áreas tão importantes para os cariocas.  Esse trabalho unindo órgãos do município, Superintendências e empresas é fantástico e está devolvendo à população do Rio muitos espaços que antes estavam degradados – afirmou o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida.

Trabalho ambiental em escolas da região

O novo espaço de lazer tem biblioteca para a criançada. Foto: divulgação Comlurb

Foi montada uma cerca viva de eucalipto, colocado equipamentos de ginásticas e papeleiras feitas com restos de palletes. Para ajudar a conservar a área, a Comlurb incluiu placas de conscientização e está promovendo um trabalho ambiental nas quatro escolas municipais que funcionam nos arredores, transformando os próprios alunos em multiplicadores de informação sobre a importância do descarte correto, da separação do lixo, e de conservarem os brinquedos e mobiliários do novo espaço revitalizado.

O Rio Novo Olhar também montou uma horta na Creche Olga Benário na comunidade, que recebeu ainda do programa três brinquedos feitos de pneus para o espaço baby.

Com esse novo espaço, já chega a quase 60 o número de praças e áreas de lazer revitalizadas pelo Rio Novo Olhar, desde o lançamento do programa em março de 2017. A entrega anterior aconteceu no dia 4 de maio de um espaço revitalizado na Comunidade do Karatê, na Cidade de Deus.

• 3 de junho de 2019