Comlurb inicia campanhas de consumo consciente e coleta seletiva nas praias

Publicado em 16/12/2019 - 09:12 | Atualizado
Garis limpam a Praia de Copacabana - Divulgação/Prefeitura do Rio

A Comlurb fez um balanço positivo de duas campanhas iniciadas neste domingo, dia 15 de dezembro, em Copacabana. Uma delas é o Praia Limpa, que além de intensificar a limpeza da praia, faz um trabalho de conscientização dos usuários. E tem o Pegada Limpa, que em sua primeira edição vai envolver barraqueiros e quiosqueiros na cruzada contra a sujeira na orla, com ações durante todo o verão.

O presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, assinou um termo de cooperação técnica entre a Comlurb, a Life Guard e a Nordic Solutions, para promover o consumo consciente e a gestão de resíduos sustentáveis nas praias durante o verão,  com incentivo à coleta seletiva.

– Nossa intenção é espalhar a ideia de consumo consciente, com cada um cuidando do descarte correto do seu lixo, essa é a nossa pegada – afirmou o presidente.

O Praia Limpa contará com cerca de 370 garis nos dias úteis e 475 aos domingos e feriados, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos, em todos os 56 quilômetros de praias, do Leme ao Pontal, atendidos regularmente pela Comlurb. As equipes são intensificadas com os garis que trabalham na limpeza de escolas e creches do município e estão em período de recesso escolar. Os garis ficam praticamente removendo os resíduos em até três turnos, inclusive de madrugada, para deixar os locais limpos para receber os banhistas no dia seguinte.

A Comlurb deu início a uma campanha contra a sujeira na orla, com ações durante todo o verão – Divulgação/Prefeitura do Rio

O projeto-piloto está sendo desenvolvido na Barraca 43,  em frente ao Hotel Hilton, que irá substituir os plásticos descartáveis usados para servir bebidas por materiais permanentes. Também são oferecidos cinzeiros retornáveis aos fumantes que ficam na faixa servida pela barraca, evitando o descarte de guimbas nas areias. O objetivo é expandir a ideia a todos os quiosques e barracas da praia e conseguir, com o engajamento dos hotéis e empresas, ocupar toda a orla com peças de conscientização da campanha como placas, tendas, banners, faixas e totens informativos.

Flávio Vieira, dono da Barraca 43, enalteceu a parceria com a Comlurb:

– Esse é um trabalho que estávamos precisando. Tenho 40 anos aqui na praia e nunca tinha visto nada parecido. Esse trabalho de conscientização é muito importante,  e me sinto muito honrado de ser parceiro da Comlurb – disse Flávio.