Veja interdições, acessos e regras de estacionamento para Corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo

Publicado em 15/01/2020 - 10:21 | Atualizado em 15/01/2020 - 10:25

Neste feriado municipal de segunda-feira (20/01) tem Corrida de São Sebastião, tradicional no dia do padroeiro da cidade. A prova será realizada no Aterro do Flamengo e na Enseada de Botafogo, com modalidades de 5km e 10km. A largada será às 7h30m.  O trânsito terá modificações.

Confira esquema de trânsito para procissão de São Sebastião, no feriado do dia 20

Leia as informações da CET-Rio:

Principais interdições

• Implantação da Área de Lazer do Aterro do Flamengo, em ambos os sentidos, a partir de 0h30m, a fim de permitir a montagem do mobiliário do evento.
  • Avenida das Nações Unidas, sentido Centro (Enseada de Botafogo), a partir de 04h até a passagem do último competidor, no máximo, 12h,
  • Avenida Infante Dom Henrique, sentido Copacabana, a partir da Praça Cuauhtémoque, no horário de 04h até 13h.
  • Avenida das Nações Unidas, sentido Copacabana (Enseada de Botafogo), a partir da Praça Nicarágua, das 04h até a passagem do último competidor pelo trecho, no máximo até 12h.

Acesso à Marina da Glória

1 – Entrada:

Av. Beira Mar, Trevo Edson Luís de Lima Souto, Praça Senador Salgado Filho (acesso aos Clubes Náuticos), Av. Alm. Silvio de Noronha, Rua Jardel Jércolis, acessando a pista lateral junto aos Clubes Náuticos até a rotatória ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna), a partir desse ponto o trajeto segue pela ciclovia (pista junto à orla da Baia de Guanabara) até o acesso à Marina que deverá funcionar em mão-dupla, controlada por orientadores de tráfego contratados pelos organizadores do evento. Os veículos deverão circular em velocidade reduzida, compatível com a velocidade dos pedestres e ciclistas.

2 – Saída:

Ciclovia da orla da Baia de Guanabara, operada em mão-dupla, Rua Jardel Jércolis, (Nesse trecho os veículos deverão circular em velocidade reduzida, compatível com a velocidade dos pedestres e ciclistas.), entrando à direita na via inominada ao lado da casa de show Vivo Rio e novamente à direita na via inominada de acesso ao Trevo.

Haverá controladores de tráfego ao longo de todo esse trajeto para orientar motoristas, ciclistas e pedestres.

Acesso ao restaurante Assador Rio’s

Balizamento de duas faixas da Av. das Nações Unidas e da Av. Infante Dom Henrique, pista sentido Centro.

Proibição de estacionamento

A sinalização será reforçada em pontos onde o estacionamento já é proibido como a Av. Rui Barbosa (lado direito), Praia do Flamengo (ambos os lados), Av. Osvaldo Cruz (pista principal em ambos os lados). Além desses locais será coibido o estacionamento irregular sobre a Praça Cuauhtémoque (Praça do índio).

A Prefeitura atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, reboques da CET-Rio, com capacidade para remoção de veículos leves e pesados, serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Estacionamento permitido

Os participantes devem procurar as vagas disponíveis nas vais internas do bairro do Flamengo e Catete, não haverá estacionamento na pista da Praia do Flamengo como nos anos anteriores.

Recomendações importantes

• Usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô);
  • respeitar os locais de proibição de estacionamento, observando a sinalização existente;
  • para segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados, observando sempre as orientações dos agentes de trânsito;
  • é muito importante que sejam respeitadas as ordens dos agentes de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.

Liberação das Vias

O trecho da Enseada de Botafogo deverá ser liberado a partir das 12h, e o trecho correspondente à área de lazer do Aterro do Flamengo permanecerá fechado até 18h.