Prefeitura Mais Perto de Você chega ao Conjunto Antares: em breve, uma vila olímpica

Publicado em 30/01/2020 - 12:51 | Atualizado
Aula de ginástica durante o Prefeitura Mais Perto de Você em Antares. Foto: Nelson Duart/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou nesta quinta-feira (30/01) a 24ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você. Mais de 20 órgãos municipais oferecem serviços e atividades, das 9h às 14h, no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, em Santa Cruz. O programa, lançado em maio de 2019, já superou a marca de 600 mil atendimentos.

Ao acompanhar os serviços da Prefeitura, Crivella anunciou que a construção de uma vila olímpica para a comunidade começará a sair do papel neste primeiro semestre:

– A notícia mais importante de hoje é a nossa vila olímpica. Existem muitas pessoas necessitadas de ajuda, e nós vamos fazer uma piscina linda. Já foi feita a licitação, e a obra vai começar – afirmou.

Vacinação contra sarampo foi um dos serviços oferecidos. Foto: Nelson Duarte

Entre as atividades, apresentação de projetos culturais e distribuição de livros

O dia começou com um aulão de ginástica e dança com profissionais de Educação Física. Estão programadas apresentações de dois projetos culturais da Comlurb: o grupo Chegando de Surpresa e o Teatro de Portas Abertas. Haverá ainda distribuição gratuita de livros e ingressos para atrações em teatros da Prefeitura.

Quais outros serviços são oferecidos à população?

Também são oferecidos os seguinte serviços:

·         Agendamento de vistorias para controle de focos do mosquito Aedes aegypti

·         Vacinação contra sarampo, tétano, febre amarela e hepatite B

·         Orientação sobre como agir diante de problemas com empresas que lesam os direitos do consumidor

·         Retirada do cartão para estacionamento gratuito para idosos e deficientes físicos

·         Esclarecimento de dúvidas sobre o Portal SisReg

·         Agendamento para castrações de cães e gatos

·         Informações e agendamento de vistorias para o controle de arboviroses (dengue, zika e chikungunya)

·         Encaminhamento para possíveis vagas de emprego junto a empresas

·         Vacinação de cães e gatos contra a raiva

·         Esclarecimentos sobre multas e recursos

·         Distribuição de folhetos informativos sobre o horário de coleta domiciliar, remoção gratuita de entulho, coleta seletiva, limpeza de calçadas, controle de vetores, podas de árvores, manutenção de brinquedos em praças, limpeza de ralo e descarte irregular de lixo.

Moradores elogiam os serviços e a agilidade no atendimento

Uma das primeiras pessoas a serem atendidas esta manhã foi Damara Ferreira Vilela, 47 anos, que agendou o serviço de castração para seus animais de estimação:

– Tenho três gatas que não são castradas. Eu estava procurando por esse serviço há muito tempo. Aí fora é muito caro, e não posso pagar. Aqui foi ótimo, me atenderam bem rápido – disse ela, que saiu com o agendamento para castração das três gatas no Centro de Controle de Zoonoses de Santa Cruz.

Servidores municipais fazem a chipagem de animais domésticos no Prefeitura Mais Perto de Você. Foto: Nelson Duarte/Prefeitura do Rio

Já Rafael Rodrigues, 26 anos, estava exultante porque saiu com encaminhamento para entrevista de emprego nas Lojas Americanas no próximo dia 3. Ele procura por um emprego fixo desde que terminou de servir o Exército, há cinco anos. Nunca teve carteira assinada.

– Envio currículo um atrás do outro e corro atrás, mas está muito difícil. Agora, com essa oportunidade, estou muito animado – afirmou Rafael, que tem segundo grau completo e sonha cursar direito.

Um serviço muito procurado foi o de vacinação contra sarampo. Patrícia Dantas, 45 anos, tem um filho de 6 já vacinado, mas ela não estava imunizada.

– Graças a Deus hoje consegui ser vacinada, agora estou tranquila. Andava muito preocupada porque fico vendo as notícias. O atendimento foi rápido – agradeceu.