Obras da maior reforma já feita no Sambódromo passam por vistoria em sua reta final

Publicado em 11/02/2020 - 14:04 | Atualizado em 11/02/2020 - 17:04
O prefeito Marcelo Crivella vistoriou as obras de reforma da Passarela do Samba - Alexandre Macieira/Riotur

A 10 dias do Carnaval, o prefeito Marcelo Crivella  vistoriou nesta terça-feira (11/02) as obras no Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, em companhia do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. É a primeira vez que a Passarela do Samba passa por uma intervenção desse porte, a maior de sua história.  A obra, que atende às exigências do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, mobilizou a Riotur, a RioUrbe e Rioluz. Foram cerca de 200 funcionários das três empresas públicas municipais envolvidos no processo para deixar o local pronto para receber os desfiles das escolas de samba.

“O Sambódromo está nas melhores condições das últimas décadas. Nós fizemos uma reforma enorme, 36 mil metros quadrados de arquibancadas foram reformados e pintados. Nós trocamos 89 quadros elétricos e 500 refletores. Uma obra cujos recursos vieram do Ministério do Turismo, e o povo do Rio de Janeiro agradece. Foram mais de R$ 8 milhões empregados aqui, e isso garante a todas as pessoas que vierem para as festividades um conforto muito maior. E há a questão da segurança também, porque nós duplicamos as vias de escape.  O Sambódromo está hoje muito mais iluminado, muito mais seguro, muito mais confortável”, afirmou Crivella.

Esta foi a segunda vez que o ministro do Turismo visitou o espaço. A primeira foi em 13 de dezembro de 2019, quando ele garantiu o financiamento dos recursos para as obras. Foram R$ 8,1 milhões, que resultaram também na troca de toda a sinalização de incêndio e pânico. O espaço está completamente remodelado, melhorando a experiência do público que assistirá ao espetáculo ao longo de seis dias, com um total de 43 agremiações entre as escolas de samba do Grupo Especial, da Série A e das Escolas Mirins.

– É um prazer retornar ao Sambódromo. Estive aqui no início das obras. É um Sambódromo com segurança, para que a população possa curtir este momento ímpar, que é o Carnaval no Rio de Janeiro. É o Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, entregando uma obra muito rápida, eficiente e muito bem feita. O povo ganha do Rio de Janeiro com essa reforma ampla, que nunca houve na história do Sambódromo – afirmou o ministro do Turismo.

Está prevista um vistoria do Corpo dos Bombeiros nas obras do Sambódromo entre quarta-feira (12/02) e sexta-feira (14)/02).

Sambódromo tem área especial para PCDs

No setor 13 do Sambódromo há uma área especial destinada a pessoas com deficiência (PCDs) para cinco dias de desfile, incluindo o das Campeãs. São 300 lugares por dia, próximos à pista. Ao todo, 1.500 convites serão distribuídos. Os contemplados têm direito a levar um acompanhante. Todos os ingressos são gratuitos. A primeira fase de inscrições on-line  está encerrada (o período foi de 15 a 24 de janeiro), e a fase de inscrição presencial termina nesta quarta-feira (12/02).

O Sambódromo passará por uma vistoria do Corpo de Bombeiros nos próximos dias – Alexandre Macieira/Riotur
Arquibancadas receberam pintura nova. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Esta é a maior intervenção já realizada no Sambódromo. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Reforma vai melhorar experiência do público na Marquês de Sapucaí. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio