Escola Olímpica da Prefeitura recebe material esportivo do COB

• Início/
  • /
  • Escola Olímpica da Prefeitura recebe material esportivo do COB

A Escola Municipal Edmundo Bittencourt, em Benfica, receberá nesta quinta-feira, dia 4/4, a doação de equipamentos esportivos como bolas, raquetes e petecas de badminton, arcos, uniformes, colchonetes, entre outros itens. A unidade se tornou uma Escola Municipal Olímpica Carioca (Emoc). A doação do material faz parte da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para adotar a metodologia do programa Transforma, de promoção de valores olímpicos como amizade, respeito e excelência.

O novo modelo tem proposta pedagógica fundamentada na incorporação da Cultura Corporal de Movimento (como ginástica geral, esportes de lutas, danças e jogos de tabuleiro, entre outros). O material entregue pelo COB irá incrementar as atividades da Emoc, que beneficia alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Na Edmundo Bittencourt também será afixada uma placa comemorativa com a inscrição “O Transforma está presente nesta escola”, que identifica a implementação do programa do COB nesta unidade da SME em Benfica. Como um atrativo a mais, o grafiteiro e artista Pandro Nobã irá participar do evento e levar arte para a garotada, com a pintura dos Valores Olímpicos nas paredes internas do prédio escolar.

Para aderir ao novo modelo pedagógico, professores de todas as disciplinas, coordenadores, monitores, além da direção, estão sendo capacitados pelo Transforma. Além da Escola Municipal Edmundo Bittencourt, o projeto piloto está sendo implantado também na Escola Municipal Emma D’Ávila de Camillis, em Pedra de Guaratiba.

Saiba mais sobre o Programa Transforma

O Comitê Olímpico do Brasil oferece dois cursos a distância para a equipe escolar: o de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos, e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), voltado para professores de Educação Física que trabalham com crianças de 5 a 11 anos. Ambos foram implementados nas duas escolas da Prefeitura do Rio.

O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o CIEVO compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças. As modalidades incialmente abordadas são atletismo, ginástica artística, natação e judô.

O conteúdo do Transforma tem relação direta com a BNCC, documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes. Para participar, os educadores se cadastraram na plataforma Transforma, onde têm acesso e o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico. Além disso, periodicamente são realizadas ações presenciais com os professores e com os alunos.

• 4 de abril de 2019