Publicado em 01/10/2019 - 19:14 | Atualizado em 21/11/2019 - 10:40
  • Início/
  • /
  • Nossos Campeões: Cria da Vila Olímpica Oscar Schmidt é promessa para os jogos de Tóquio em 2020
A velocista Lorraine MartinA velocista Lorraine Martins. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Foi na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, que Lorraine Martins começou a engatinhar no atletismo, em 2011. De passada em passada, tornou-se uma das maiores promessas do esporte, e, em plena evolução, esteve nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em agosto, quando conquistou medalha de ouro no revezamento 4x100m rasos ao lado de Vitória Rosa, Rosangela Santos e Andressa Moreira Fidelis, com o tempo de 43s04, o melhor da temporada.

Veja mais da série Nossos Campeões:

Filho de catador em lixão desativado é campeão brasileiro de luta

Ginastas da Vila Olímpica Greip, na Penha, integram elite brasileira do esporte

A velocista começou no esporte correndo longa distância, encurtou o caminho até o ouro e, aos 19 anos, já disputou três mundiais – ficou em quarto lugar nos 100m e 200m, no Quênia, em 2017. No Sul-Americano da Colômbia, em junho, Lorraine já havia apresentado seu cartão de visita para o Pan: venceu os 100m e 200m, e também o revezamento 4x400m. E, ainda, foi segunda colocada no 4x100m.

– Faço parte do grupo que está sendo observado para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio – diz, orgulhosa, a corredora, já de olho também no ano olímpico: – Meu maior sonho é escrever meu nome na história do atletismo brasileiro. Sei que sou muito nova, mas se em 2020 eu não estiver na Olimpíada, em 2024 estarei lá, com certeza.

Lorraine Martins na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz
Lorraine na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
A velocidade com que vem quebrando marcas pessoais não impede Lorraine de olhar para trás:

– Foi através de um projeto educacional feito pela Prefeitura que o meu sonho começou. É sempre bom lembrar onde tudo começou – diz ela, que até hoje faz questão de marcar presença na pista da Vila Oscar Schmidt, onde aproximadamente 70 crianças treinam com o sonho de seguir seus passos.

Lorraine treina de olho na Olimpíada de Tóquio. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

• 1 de outubro de 2019