Coronavírus: Prefeitura lança canal online para incentivar leitura e vídeo de bisneto de Monteiro Lobato é destaque

Publicado em 14/04/2020 - 08:13 | Atualizado em 14/04/2020 - 09:34
A professora Adriana Magdaleno, da Escola Municipal Sérgio Vieira de Melo, é uma das incentivadoras do projeto - Reprodução de vídeo

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estimula a prática da leitura entre os alunos das escolas municipais durante o período de suspensão das aulas e isolamento social para impedir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Para isso, lançou o canal Sala de Leitura SME Carioca, da Gerência de Leitura da Educação. Nesta semana em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril – o canal irá publicar uma série de vídeos nesta terça-feira, dia 14/4, em homenagem à literatura feita para as crianças, uma das primeiras portas de acesso ao conhecimento e à imaginação. Entre diversos nomes, destaque para a participação de Ricardo Monteiro Lobato, bisneto do imortal Monteiro Lobato, que irá falar sobre a importância dos livros para a infância.

Também ganhará espaço na galeria de vídeos, a partir desta terça-feira, dia 14/4, Henrique Rodrigues, escritor e ex-aluno da Rede Municipal homenageado com seu nome em duas salas de leitura em unidades escolares, que irá ler um trecho da crônica “A luta silenciosa no octógno dos livros”, de sua autoria. Já as autoras Ninfa Parreiras e Sônia Travassos realizarão uma contação de histórias de Lobato. Também estarão disponíveis desenhos animados do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que poderão ser utilizados em atividades domiciliares, pelo aplicativo de estudos SME Carioca 2020, por onde a Sala de Leituras SME pode ser acessada, além do endereço virtual pelo Youtube.

O canal, lançado recentemente, já conta com 26 vídeos que acumulam cerca de 10 mil visualizações ao todo, além de conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os novos vídeos, publicados todas as terças-feiras, são voltados para alunos de diversos anos escolares – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

Para a gerente de leitura da SME, Carla Celestino, a iniciativa é um caminho encontrado para proporcionar aprendizado, estimular a imaginação e a criatividade por meio da literatura necessária para o desenvolvimento dos estudantes.

— O nosso canal é para que todos possam acessar a literatura pela internet. Nele, disponibilizamos um acervo inédito de conteúdos feitos com todo carinho para os alunos da nossa rede, mas que também podem ser assistidos por quem estiver conectado — explica a gerente.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 2 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades.

Para participar

Os professores de sala de leitura ou outras disciplinas que tenham interesse em produzir conteúdo sobre leitura e literatura para o canal Sala de Leitura SME, especialmente enquanto durar a pandemia da Covid-19, devem entrar em contato com a Gerência de Educação de sua Coordenadoria Regional de Educação para verificar a possibilidade de publicação no canal ou enviando e-mail para smeleitura@rioeduca.net.