Conselho Municipal do Direito do Negro, que ajuda a formular políticas públicas, toma posse para novo mandato

Publicado em 31/01/2020 - 14:02 | Atualizado em 31/01/2020 - 14:06
Posse dos representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros. Fotos: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do RioPosse dos representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros. Fotos: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu posse nesta sexta-feira (31/01), no Palácio da Cidade, em Botafogo, aos novos sete integrantes da gestão 2020-2021 do Conselho Municipal do Direito do Negro (Comdedine-Rio). Esses conselheiros são representantes da sociedade civil que trabalharam na busca de formulações de políticas públicas em favor do negro.

– Homens e mulheres africanos ajudaram a constituir nosso país e nos deixaram heranças importantes. Que possamos ter uma cidade culta, rica e poderosa, mas também justa e humana. Quando fizermos justiça ao esforço de sucessivas gerações que construíram a riqueza desse país e dela não participaram, não teremos mais a violência que hoje vemos nas comunidades – disse Crivella.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju, destacou que “a causa dos negros é a nossa causa, e essa luta é legítima. Presidente do conselho, Fátima Germano de Oliveira Malaquias fez uma convocação:

– Vamos todos no unir! Temos uma extensa agenda afro na cidade, que merece destaque – afirmou.

Há quanto tempo existe o Conselho?

O Conselho já existe há 33 anos e é regido pela lei nº1370/88, que estabelece o desenvolvimento de uma política voltada para a questão do negro.

Qual é a finalidade do Conselho?

É assessorar a Prefeitura do Rio, na definição de políticas destinadas a combater a discriminação racial. O Comdedine também deve coordenar, acompanhar e dar assessoria a programas, projetos e propostas de interesse do negro, atuando como apoio das Secretarias Municipais. O Conselho vem lutando há mais de três décadas pela eliminação de todas as formas de discriminação racial.