Comunidade israelita faz homenagem no Palácio da Cidade

Publicado em 04/03/2020 - 21:03 | Atualizado
Comunidade israelita participa de solenidade no Palácio da CidadeComunidade israelita participa de solenidade no Palácio da Cidade. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recebeu a medalha Amigo da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) nesta quarta-feira (04/03), no Palácio da Cidade. Participaram da solenidade o vereador Marcelo Arar, o cônsul honorário de Israel no Rio, Osias Wurman, o presidente do Cemitério Comunal Israelita do Rio, Jayme Salim Salomão, e o presidente da Fierj, Arnon Velmovitskey.

Agradecido pela homenagem, o prefeito fez questão de retribuir o carinho à comunidade judaica:

– A Cidade do Rio se engrandece, se enobrece, se dignifica com a colônia vindo ao Palácio, lembrar dos seus princípios, dos seus valores. Nós, do Rio de Janeiro, devemos muito a vocês. Não é só pela genialidade, criatividade, inteligência, contribuições na ciência. É muito mais do que isso. É a sobrevivência, é essa força extraordinária que faz com que vocês não morram como nação, mesmo quando enfrentaram o monstro, e seja um exemplo mais lindo, espetacular na humanidade do que a fé é capaz de produzir.

O presidente da Fierj agradeceu a atenção dada pelo prefeito às demandas da comunidade judaica. Ele citou, como exemplo, o apoio de Crivella à construção do Memorial do Holocausto, no Morro do Pasmado, em Botafogo.

– A gratidão e o agradecimento são símbolos que devem permanecer nos homens que têm a ética dentro de si. Tenha certeza que essa gratidão nossa, esse nosso agradecimento, é eterno, porque nós somos homens de bem como senhor – falou Arnon.

Além da entrega da medalha ao prefeito, na solenidade também foi apresentado o projeto de expansão do Cemitério Comunal Israelita do Rio, no Caju. O projeto contempla a construção de mil novas sepulturas.