Publicado em 10/06/2019 - 14:06 | Atualizado em 12/06/2019 - 16:13
  • Início/
  • /
  • Avenida da Zona Norte terá corredor verde com 137 árvores de oito espécies diferentes
Maquete virtual mostra como será o plantio ao longo de 7 km da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na Zona Norte. Foto: divulgação / FPJMaquete virtual mostra como será o plantio ao longo de 7 km da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na Zona Norte. Foto: divulgação / FPJ

A Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, uma das mais importantes e movimentadas da Zona Norte do Rio de Janeiro, vai ganhar um corredor verde. Num trecho de sete quilômetros, entre Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho e Vicente de Carvalho, serão plantadas 137 mudas de árvores. Elas terão dez metros de distância de uma para outra, para formar uma espécie de ‘pulmão’ em meio ao trânsito intenso de 44 mil veículos por dia. A Fundação Parques e Jardins (FPJ), ligada à Secretaria municipal de Conservação (Seconserva), fará o lançamento da novidade em julho.

– O objetivo é criar um bloqueio arbóreo em uma área que está totalmente degradada. O Corredor Verde garante uma melhoria expressiva na qualidade do ar e no ambiente urbano – explica Roberto Rodrigues, presidente da FPJ.

A iluminação na via não será prejudicada pelas árvores. Isso porque o plantio será feito em um espaço onde já existe vegetação, embora sem o espaçamento recomendável, cujas falhas serão corrigidas. As novas árvores serão colocadas em locais onde ainda caiba plantio. A estimativa é de que 120 mil moradores de bairros cruzados pelo corredor verde sejam beneficiados pela medida, que deve amenizar o efeito da poluição originada pelos veículos. Outro benefício das novas árvores será a absorção da radiação solar, o que vai melhorar a temperatura do ar no ambiente urbano.

O que será plantado ao longo da avenida

São 137 mudas das seguintes espécies:

• Pau-ferro;
  • Sibipiruna;