Alunos do Curso de Regentes da GM-Rio fazem apresentação especial na Praça Mauá

Publicado em 27/03/2019 - 12:02 | Atualizado em 27/03/2019 - 16:44
  • Início/
  • /
  • Alunos do Curso de Regentes da GM-Rio fazem apresentação especial na Praça Mauá
Curso de Regência da Banda da GM-RioFoto: Robert Gomes/Guarda Municipal

A Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio realizou, nesta terça-feira (26/030, uma apresentação especial na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã. A ação foi parte do Curso de Regência e Liderança para Contramestre de Bandas de Música, que vai até esta quinta(28). Realizado na sede da instituição, em São Cristóvão, o curso reúne 13 alunos da GM-Rio e também dos municípios de Belo Horizonte e Contagem (Minas Gerais), Belém (Pará), Campos, Itaboraí e Rio das Ostras (Rio de Janeiro), além de um músico da Polícia Militar do Rio.

A apresentação reuniu clássicos da música nacional, como “Lembra de Mim”, de Ivan Lins, e “Gonzaga em Tom Maior”, de Luiz Gonzaga, além de clássicos internacionais, como “Gonna Fly Now”, trilha sonora do filme Rocky, e “What a Wonderful World”, famosa na voz do cantor americano Louis Armstrong, entre outras canções. Durante a apresentação, os alunos do curso tiveram oportunidade de reger algumas músicas. O regente da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém do Pará, inspetor Alex Maia, regeu a oitava música do evento, “Suite Marajoara” do arranjador e compositor José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda.

– O curso está sendo muito proveitoso para mim e essa integração entre as Guardas é fundamental pois aprendemos sempre um pouco mais uns com os outros. Saio daqui levando a melhor impressão da cidade e da GM-Rio pelo excelente nível técnico do curso – afirmou o inspetor Alex Maia.

Curso de Regência da Banda da GM-Rio
Foto: Robert Gomes/Guarda Municipal

Curso tem como objetivo o aperfeiçoamento em técnicas de regência e liderança de apresentações civis e militares

O curso, que teve início no último dia 18, tem como principal objetivo o aperfeiçoamento de componentes em técnicas de regência, bem como na liderança de apresentações civis e militares, e também no aperfeiçoamento profissional do músico. Com carga horária total de 72 horas, o curso reúne as disciplinas de Administração voltada para a Banda de Música, Cerimonial voltado para Banda de Música, Educação Digital e Programas de Música, Instrumentação e Arranjo, Liderança, Ordem Unida, Marcha e Conversões, Regência de Banda de Música e Relacionamento Interpessoal.

Os alunos também tiveram palestras sobre com os temas Estrutura da Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Boas Práticas da Banda do Fuzileiro Naval e Noções Básicas para Falar em Público, além de uma visita ao Batalhão Naval da Marinha.

• 27 de março de 2019