Ações do programa Cuidar da Cidade na Ilha vão beneficiar 15 mil moradores

Publicado em 02/12/2019 - 12:22 | Atualizado
Ações do programa Cuidar da Cidade na Freguesia, Ilha do Governador - Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu início nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, ao Cuidar da Cidade na Freguesia, Ilha do Governador. Essa é a 42ª edição do programa de zeladoria, criado no início deste ano e que já desenvolveu cerca de 30 mil ações em diversos bairros. As melhorias, como podas de árvores, capina, drenagem, restauração da iluminação pública, tapa-buracos, e desobstrução de redes de esgoto,  entre outros serviços, a partir de 80 chamados iniciais pela Central 1746, vão beneficiar pelo menos 15 mil moradores da região. As ações começaram  nas ruas Rua Jordão de Oliveira, entre a Rua Guiricema e a Praia da Guanabara, onde a maioria dos chamados se concentrou.

–  Estamos aqui com toda a nossa força, fazendo muitos trabalhos. A praça vai ficar muito mais bonita.  Também estivemos visitando as obras de reforma da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, a mais antiga da Ilha, de 1.710. Vejam só, quase 310 anos. E nós vamos  ter que encontrar uma maneira de ajudar na restauração. Enfim, estamos trabalhando pela Ilha do Governador – afirmou o prefeito, ao lado do pároco Celso Sauer, que o recebeu.

O Cuidar da Cidade reúne em mutirão dezenas de órgãos e secretarias municipais. A Praça de Calcutá, a principal da localidade, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, começou a ser revitalizada, e ganhará brinquedos novos, com a ampliação do parquinho infantil.

Novas papeleiras também estão sendo instaladas pela Comlurb. A Rioluz trocou lâmpadas, e a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Conservação iniciou a manutenção do asfalto, além de limpeza de bueiros e instalação de novas mesas e bancos. O reordenamento de redes aéreas de energia está sendo feito pela RioLuz. Já a Fundação Parques e Jardins está providenciando o plantio de árvores de várias espécies na localidade.

– Esses tipos de ações são muito bem vindas para nós, moradores. O desentupimento dos encanamentos de esgotos é um dos serviços que mais aguardávamos – ressaltou Francisco Ribeiro, de 41 anos.

– Ver essa praça com sua estrutura renovada, com brinquedos para crianças e equipamentos de ginástica para os mais velhos, é um sonho, que agora começa a se realizar – agradeceu Mirian de Brito, que reside na região há 40 anos.

A Praça Calcutá começou a ser revitalizada – Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

Mais sobre o Cuidar da Cidade

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro desse ano, diversas áreas em 29 bairros já foram beneficiadas com mais de 20 mil ações. Idealizado pelo prefeito e coordenado pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como as Secretarias de Infraestrutura, Habitação e Conservação; Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária; e Guarda Municipal, entre outros.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelos seguintes locais:

ZONA NORTE:

– Tijuca/Praça Afonso Pena