Publicado em 06/09/2019 - 16:36 | Atualizado em 09/09/2019 - 10:11
  • Início/
  • /
  • CET-Rio faz alterações no trânsito de ruas do Centro para desfile de 7 de Setembro
Mudanças no trânsito para o 7 de setembroMudanças no trânsito para o 7 de setembro. Foto: Reprodução

A CET-Rio informa que neste sábado, 7 de setembro, serão realizadas diversas alterações viárias no Centro do Rio, a partir das 4h, para o tradicional Desfile Cívico Militar da Independência do Brasil. Em virtude do evento, os itinerários de linhas de ônibus também serão alterados.

A operação contará com a participação de 76 agentes de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.

Serão ainda utilizados  painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos sinais em função das condições do trânsito em cada momento, se necessário.

Confira as mudanças:

Itinerários de ônibus serão alterados e será proibido o  estacionamento na Presidente Vargas e na Avenida Rio Branco

Interdição, a partir das 4h, nas seguintes vias:

• Av. Pres. Vargas: pista central, sentido Candelária,  da agulha do prédio dos correios até a Av. Rio Branco.
  • Av. Pres. Vargas, pista lateral, sentido Candelária, do acesso à R. Carmo Neto até a Av. Rio Branco;
  • Av. Pres. Vargas, pista central e lateral, sentido Z. Norte, entre Av. Rio Branco e Rua de Santana;
  • Rua Benedito Hipólito, entre a R. Marquês de Pombal e R. de Santana;
  • Rua Irineu Marinho;
  • Rua de Santana;
  • Rua Moncorvo Filho, entre a R. General Caldwell e a Praça da República;
  • Praça da República, entre a Rua Frei Caneca e a Av. Presidente Vargas;
  • Rua Tomé de Souza entre a R. Buenos Aires e a Av. Pres. Vargas;
  • Rua dos Andradas, entre a R. Buenos Aires e R. da Alfândega
  • Av. Pres. Antônio Carlos: pista central, entre a Av.Pres. Wilsom e R. Santa Luzia;
  • Av. Marquês de Sapucaí, entre a R. Benedito Hipólito e a Av. Pres. Vargas;
  • Av. Pres. Antônio Carlos, pista central, entre R. Santa Luzia e R. Araújo Porto Alegre;
  • Praça Pio x (Candelária )
  • Av. Almirante Barroso entre Av. Rio Branco e Av. Pres. Antônio Carlos – pista sentido Av. Pres. A. Carlos;
  • Av. Rio Branco, entre a Av. Pre. Vargas e a R. Araújo P. Alegre;
  • Praça Barão de Ladário, entre a R. Visconde de Itaboraí e a R. 1º de Março, (lado oposto ao 1º Distrito Naval);
  • Rua Uruguaiana,  entre a Av. Marechal Floriano e a Rua da Carioca;
  • Av. Marechal Floriano, sentido Z. Norte, entre a R. Camerino e a R. Acre;
  • Av. Marechal Floriano, totalmente, entre a R. Camerino e Praça Procópio Ferreira;
  • Av. Passos, entre a Av. Marechal Floriano e R. Buenos Aires;
  • Rua Visconde da Gávea, entre a R. Senador Pompeu e a R. Marechal Floriano;
  • Rua Marcílio Dias e Praça Cristiano Otoni;
  • Av.Gustavo Barroso, entre a R. Frederico Silva e a Av. Pres. Vargas;
  • Rua Buenos aires, entre a R. 1º de Março e Av. Rio Branco
  • Rua Haroldo de Andrade, toda a extensão;
  • Av. Nilo Peçanha entre Av. Graça Aranha e Av. Pres. Antônio Carlos – pista sentido Av. Pres. Antônio Carlos.

Mudanças de sentido na Presidente Vargas e mão dupla na Rio Branco

Para mitigar os impactos das interdições, a CET-Rio irá adotar as seguintes medidas:

Será invertida a mão da pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Z. Norte, na altura da Candelária. A via irá funcionar no sentido Av. Rio Branco, a partir da Rua Primeiro de Março.

Implantar mão dupla na Rua Primeiro de Março, entre Av. Presidente Vargas e Av. Almirante Barroso.

Proibição de estacionamento

O estacionamento na Av. Presidente Vargas e na Av. Rio Branco será proibido em ambos os sentidos no dia 7.

VLT: operação especial

A concessionária VLT Carioca informa que, no sábado (7/9), terá operação especial das 6h às 13h. Não haverá cruzamento da Av. Presidente Vargas e a linha 2 será dividida em dois:

• Praia Formosa – Central
  • Saara – Praça XV
  • Não há alterações previstas na linha 1

Ônibus: mudança de itinerário

Por causa dos bloqueios, os itinerários de linhas de ônibus serão mudados, neste sábado.

Veja os detalhes:

• 6 de setembro de 2019