Cerca de 2 mil pessoas serão capacitadas em Empreendedorismo

Publicado em 25/03/2019 - 16:22 | Atualizado em 26/03/2019 - 17:42

Os cursos de empreendedorismo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) deverão capacitar cerca de duas mil pessoas até o fim de 2019.

A iniciativa é devido à parceira da Secretaria com o Sebrae e pela primeira vez terá qualificação específica voltada para mulheres, idosos e refugiados. A primeira aula será ministrada hoje para 50 expositores da Feira do Empreendedor Comunitário. Os participantes do projeto tem que ser inscritos no Cadastro Único.

A seleção para as aulas de capacitação acontece por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

As unidades também foram procuradas por interessados nos treinamentos após tomarem conhecimento dos cursos. As aulas serão dadas nos equipamentos da SMASDH ou em espaços cedidos por parceiros.

Serão 640 vagas destinadas às mulheres com palestras mensais realizadas nas Casas da Mulher Carioca Tia Doca (Madureira) e Casa Dinah Coutinho (Realengo). Para os idosos, serão 300 vagas, com palestras para agentes experientes e usuários dos projetos Moradia com Apoio, Mãos Dadas e dos Abrigos da Secretaria.

Aos refugiados estão reservadas 150 vagas, começando no dia 29 de junho – Dia do Refugiado. Será realizado diagnóstico sobre o estágio do empreendimento, que cada um pretende abrir; atuação no mercado informal; e atuação no mercado formal (MEI).

Confira abaixo os cursos e o total de participantes:

Capacitação Continuada para Participantes da Feira do Empreendedor Comunitário:

450 participantes

(25/03, 29/04, 27/05, 24/06, 29/07, 26/08, 30/09, 28/10, 25/11)

Curso de Empreendedorismo – 1º semestre (Centro da Cidade)

40 participantes

Cronograma preliminar: aula inaugural dia 01/04; seis aulas sobre planejamento financeiro (15/04, 24/04, 29/04, 06/05, 20/05 e 29/05); uma palestra sobre técnica de vendas e vendas na internet (10/06); uma palestra sobre MEI (01/07)

Curso de Empreendedorismo – 2º semestre (Realengo)

40 participantes

Seis aulas sobre planejamento financeiro; uma palestra sobre técnica de vendas e vendas na internet; uma palestra sobre MEI

Palestras de Iniciação ao Empreendedorismo – Horta Acolhedora Carioca

200 participantes